3 DICAS PARA COBRAR ALUNOS COM PAGAMENTO EM ATRASO (SEM PREJUDICAR SUA RELAÇÃO COM ELES)

Essa batalha diária pode ser bem mais simples do que você imagina.

Rodrigo Beirão
Published in
6 min readMar 20, 2019

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Já estamos na metade do mês, as contas não estão batendo, e você tá olhando para a lista dos teus alunos que estão com o pagamento em atraso.

Só que você odeia cobrar.

Você fez um acordo com o aluno e cumpriu com a sua parte. Se a academia esteve à disposição dele e as aulas foram dadas, por que dói tanto ter que cobrar o cliente inadimplente?

Dentre diversas razões, a principal que vejo é o medo que temos em danificar a relação próxima e de amizade que construímos com ele. É o receio de sermos vistos como como gananciosos, de o aluno pensar que a gente só pensa no dinheiro dele.

As vezes, é também uma questão de tempo. Fazer o levantamento de todos que estão devendo e cobrar cada um individualmente demanda tempo e dedicação. Tempo e dedicação que você prefere investir em outras coisas.

Sem falar na questão que na maioria das vezes, você precisa esperar que o aluno apareça na academia, para aí então você alertar o cara sobre o plano que está vencido.

Diante disso, quero compartilhar com você algumas dicas simples para aliviar essa dor de cabeça, ajudar a sua academia a receber os pagamentos sem atraso, e que daqui pra frente isso aconteça de forma consistente.

1) TENHA UM ÚNICO DIA DE VENCIMENTO PARA TODOS OS ALUNOS NO INÍCIO DO MÊS.

Irmão, o negócio é o seguinte: se cada aluno que chega na sua academia tem um dia diferente pra te pagar, você vai passar o mês inteiro tendo que fazer cobrança.

Sem falar na bagunça que vai virar o seu caixa. O quão difícil vai ser pra você, em determinado momento, saber o quanto ainda tem pra receber até o final do mês?

Outra grande vantagem de ter um único dia de vencimento é que vai ser mais fácil para os seus alunos lembrarem o dia do pagamento. E acredite, a maioria dos teus alunos que atrasam o pagamento, atrasam porque não se lembram exatamente quando tem que pagar.

As pessoas estão acostumadas a pagarem as contas quando as contas chegam, e se elas não chegam, as pessoas não pagam.

Eu recomendo você se organizar para receber os seus pagamentos logo no início do mês, de preferencia entre o dia 5 e o dia 10. Além de ser o período em que a maioria das pessoas recebe seu salário, faz com que você tenha dinheiro em caixa para que você não atrase as suas próprias contas.

“Mas quando o aluno faz a matricula no final do mês?”

Para quem fez a matricula no final do mês, a minha recomendação é você isentar o cara até o primeiro vencimento. Pode ter certeza que o valor que você vai estar abrindo mão agora, vai se pagar lá na frente.

Com uma data de vencimento única, você não precisa ficar lembrando o dia de pagamento de cada aluno, porque ele é o mesmo pra todos. Chegou o dia de pagar, você pode cobrar todo mundo de uma vez só.

2) COMECE A COBRAR AS TURMAS UMA SEMANA ANTES DO VENCIMENTO.

Agora que o plano de todos os seus alunos vence no mesmo dia, você não precisa mais ficar cobrando cada pessoa individualmente. Melhor que isso, você agora pode cobrar todo mundo de uma vez.

E se você sabe exatamente o dia em que os planos vencem, pode se organizar para que uma semana antes, já comece a comunicar e a lembrar a todos sobre o dia de vencimento.

Isso permite que os seus próprios alunos tenham tempo para se organizar e fazer o pagamento em dia, as vezes até mesmo antes da data do vencimento.

Você pode mandar um aviso geral nos grupos de WhatsApp, colocar um cartaz na entrada da academia, e no final de cada treino lembrar a todos que está chegando o dia de acertar a mensalidade ou a renovação do plano.

Começando a cobrar antes, você garante que todo mundo está ciente que deve renovar quando a data de vencimento chegar.

Até agora, não foi necessário cobrar ninguém individualmente. No entanto, é natural que mesmo com todos os avisos e lembretes, alguns alunos ainda não honrem com a data de pagamento.

Só então você vai precisar chamar o aluno individualmente para conversar, caso isso aconteça, é importante seguir a próxima dica.

3) NÃO LEVE PARA O LADO PESSOAL.

Eu insisto em dizer que a grande maioria dos seus alunos que está te devendo não está fazendo isso por mal, e sim porque não se organizaram direito.

Existe o caso dos alunos que estão passando por dificuldades financeiras, mas esses casos devem ser tratados a parte. Vai da sua relação com o aluno, e da sua disponibilidade de negociar ou flexibilizar os valores devidos.

Quando chegar ao ponto de você ter que conversar individualmente com um aluno inadimplente, o seu objetivo deve ser facilitar o pagamento do valor devido.

Mantendo um tom sempre amigável, se coloque a disposição do aluno para receber o pagamento da forma que lhe for mais conveniente, no dia que ele preferir. A ideia é reduzir qualquer tipo de atrito, e garantir que está tudo bem.

Muita gente por ter vergonha de estar devendo, acaba sumindo. Lembra que um pagamento em atraso ainda é melhor que nenhum pagamento.

Independentemente do tom amigável, é importante você acordar o dia exato em que o aluno vai acertar o valor pendente. Mesmo que não seja de imediato, definir uma data específica estabelece, um novo compromisso.

O compromisso anterior ele já perdeu (e para ele, não muda nada continuar perdendo). Então é importante estabelecer um novo compromisso, um novo acordo que possa ser honrado.

Enfatize que no dia combinado você já vai estar esperando ele pessoalmente para receber o pagamento antes da aula. Se possível, peça que ele chegue um pouco mais cedo.

Isso é importante porque o aluno pode ter um compromisso depois do treino, o que diminui a janela de tempo que você tem para conversar com ele, aumentando as chances de o pagamento “ficar para depois”, ou “para a aula que vem”.

4) DICA BÔNUS — COMO PARAR DE SE PREOCUPAR COM COBRANÇAS, PARA SEMPRE?

Tenta imaginar a sua vida sem precisar cobrar nenhum de seus alunos.

Tenta imaginar a sua vida sem receber pagamento atrasado, podendo investir sua energia mental em coisas que realmente vão fazer a sua academia crescer e se desenvolver.

Imagina se você tivesse alguém que fizesse todas as cobranças pra você, para que você literalmente não precisasse se preocupar com isso o tempo todo.

Pois saiba que isso existe. Facilitar a sua vida nas cobranças é um dos objetivos principais do iBlackbelt, que é um sistema de gestão feito especialmente para academias de luta.

Inclusive, se algum dia algum aluno reclamar de qualquer tipo de cobrança, você pode colocar a culpa no sistema e tirar o seu da reta.

Assim como os boletos que você recebe todo mês, sem exceção, os seus alunos podem receber automaticamente um boleto em nome da sua academia sempre que seus planos (independente do dia) estiver próximo do vencimento.

O iBlackbelt faz isso de forma automática e consistente. O objetivo é fazer com que o seu aluno te pague em dia não só uma vez, mas que isso aconteça enquanto ele estiver matriculado na sua academia.

Depois que o aluno paga o sistema detecta o pagamento, contabiliza no seu sistema, e o dinheiro vai pra sua conta em 3 dias.

Pegou a visão? Seus alunos sendo cobrados automaticamente e te pagamento em dia, sem você precisar fazer nada, nunca. É focar nos treinos e olhar o dinheiro caindo na conta.

Ficou interessado? Acessa o site iblackbelt.com.br e faz o teu cadastro. Você sai usando o sistema na hora, tem 30 dias pra testar o sistema gratuitamente e sem compromisso nenhum.

Não tá convencido, ou tem alguma dúvida? Me manda um WhatsApp no número, que eu converso contigo pessoalmente. Nem que seja pra discutir o tema dessa artigo, ou te passar umas dicas de gestão.

Adiciona lá: (51) 99412–3131.

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