3 PRINCÍPIOS PARA RETER CLIENTES EM ACADEMIAS DE ARTES MARCIAIS

Descubra como diminuir o número de alunos que abandona a sua academia.

IBLACKBELT
Blog iBlackbelt

--

Quem paga o seu salário é o seu cliente.

Você pode não gostar dessa frase, mas os gestores de academias de artes marciais que se derem conta disso primeiro, sempre estarão na frente.

A satisfação dos seus consumidores é fundamental para o sucesso do seu negócio. Manter um cliente antigo é 5 vezes mais barato do que conseguir um novo.

Por isso, você precisa estabelecer bons relacionamentos de longo prazo com seus atuais consumidores.

Com as dicas deste post você vai estar preparado para reter mais clientes, usando três elementos fundamentais.

Aumente a percepção de valor do seu serviço

Para fidelizar clientes é preciso entregar um alto valor percebido a eles!

O valor percebido é o conjunto de benefícios que um cliente espera de um determinado produto ou serviço. Por isso, não basta criar uma proposta de valor ao consumidor, é preciso ter a capacidade de entregar.

E essa entrega envolve toda experiência que os clientes terão na interação com a marca.

Uma academia de artes marciais oferece bens físicos (luvas, ataduras, roupas apropriadas, protetores), serviços (aulas teóricas e práticas) e ideias (bem-estar, qualidade de vida, estética).

Esses três elementos (bens físicos, serviços e ideias) são os responsáveis pela percepção de valor do seu cliente. E o valor que a sua marca promete deve corresponder à experiência resultante.

Por exemplo: prometer um sorvete refrescante mas obrigar o cliente a esperar em uma longa fila no sol para comprá-lo, diminui o valor entregue.

Por isso, certifique-se de que seus clientes estão tendo uma boa experiência em todos os canais de contato que a sua academia oferece.

Seja por telefone, e-mail ou redes sociais. Estude o procedimento mais adequado para cada canal de contato e treine a equipe para que todos os canais estejam em sintonia.

Além do bom atendimento, o produto ofertado ou serviço devem ser de alta qualidade. Assim, você garante que todas as experiências dos consumidores com a sua marca sejam positivas.

Quanto melhor a experiência do aluno com a sua academia, maior é a percepção que ele tem do seu serviço e mais fiel ele é à sua marca.

Conheça o seu cliente

É impossível encantar o cliente sem o conhecer.

A relação entre um consumidor e uma marca pode ser entendida da mesma forma que é a amizade entre duas pessoas. Quanto mais você conhece seu amigo, mais consegue compreender o que o faz feliz.

Assim, as academias que mais entendem seus alunos, são as que mais conseguem atender às reais necessidades deles. E, portanto, são as que conseguem realmente conquistar os seus clientes.

Mas existe uma diferença entre incluir o seu aluno no seu grupo do Whatsapp e saber realmente o que ele espera da sua academia.

Para entender realmente seus alunos, você deve ouvir as reivindicações de cada um deles.

Manter um sistema de feedbacks permanente deixa seus clientes mais fiéis a sua empresa.

Quando os clientes são questionados com relação ao serviço que você presta, eles se sentem mais envolvidos com o seu negócio.

Um sistema permanente de feedbacks faz com que os clientes percebam a importância da opinião deles para a academia.

Isso também os deixa mais leais, porque o serviço prestado passa a ser mais adequado às necessidades deles.

E para fortalecer essa ferramenta, você pode enviar um comunicado agradecendo pelos comentários feitos. Também pode deixar eles avisados de que as informações passadas por eles serão levadas em consideração.

Com isso, seus alunos se sentirão reconhecidos e compreendidos.

Entenda seu negócio como uma marca

As pessoas compram marcas, não produtos.

Um dos motivos que influenciam o consumidor a contratar um serviço é o estilo de vida.

Por isso, é importante que a sua marca represente os seus alunos de maneira legítima. Com isso eles terão orgulho de fazer parte da sua academia.

Alguns alunos são muito fiéis ao esporte que praticam e a academia de artes marciais que frequentam. Entretanto, outros alunos não demonstram essa mesma relação.

Por conta disso, você deve estar muito atento a essa oportunidade. Além de valorizar seus alunos mais fiéis, você deve incentivar os demais.

Tanto para que incorporem o esporte em seu estilo de vida como para que se sintam mais integrados a sua academia.

Você precisa garantir uma comunicação clara e promover ações constantes que reafirmem os valores da sua marca.

Seus clientes precisam assimilar que treinar na sua academia faz parte da personalidade deles, e que eles fazem parte de uma comunidade.

Quanto mais clientes tiverem essa ligação com o seu negócio, mais representantes da sua marca você terá.

Negócios são resumidamente tratar com pessoas.

Com clientes satisfeitos e ligados a sua marca, o seu negócio só tende a gerar melhores resultados.

Se você precisar de ajuda para colocar em prática essas dicas, conheça o IBLACKBELT. Um sistema com diversas funcionalidades automáticas que simplifica a gestão da sua academia e trabalha por você!

--

--