O Guia Definitivo para Academias de Lutas: Como Ganhar Mais Alunos com o Instagram [2020]

Rodrigo Beirão
Blog iBlackbelt
Published in
11 min readNov 15, 2019

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O Instagram é a melhor rede social para o marketing da sua academia de lutas.

Com 66 milhões de usuários ativos, o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de pessoas conectadas no Instagram. Desse número, mais de 60%, ou 39 milhões de brasileiros, acessa o aplicativo todos os dias.

80% desses usuários, seguem pelo menos uma conta de empresa. E se você observar as 100 maiores empresas do mundo, pelo menos 90 delas tem um perfil no Instagram.

De todas as redes sociais, o Instagram é aquela que os usuários mais interagem com contas empresariais. E não é a toa que mais de 60% das pessoas que se conectam, descobrem novos produtos e serviços através do aplicativo.

Não é nenhuma novidade que a grande maioria dos brasileiros, incluindo potenciais novos alunos para sua academia, passa grande parte do dia conectado ao Instagram.

Portanto, é apenas lógico que esse recurso seja explorado para que possamos atingir o maior número possível desse usuários, pois no meio deles, existem muitos clientes em potencial.

Pessoas que tem interesse em artes marciais, e que diante do incentivo certo, no momento certo, vão se tornar clientes de uma academia de lutas. Essa academia pode ser a sua.

Neste artigo, vou te explicar exatamente o que você precisa fazer, passo a passo, para que isso aconteça.

Como criar o perfil de Instagram perfeito para a sua academia de lutas, em 6 passos.

A jornada que vamos iniciar para que você comece a conseguir novos alunos através do Instagram, começa com a construção de um bom perfil, que seja atrativo aos novos usuários e que ofereça os incentivos certos para que eles visitem a sua academia.

1) Crie uma nova conta do Instagram para a sua academia, separada do seu perfil pessoal.

Quando procuram por uma academia de lutas para começar a treinar, as pessoas buscam por um serviço profissional e de qualidade.

Um perfil organizado e livre de conteúdo pessoal mostra aos usuários que você leva o seu negócio a sério. E se você leva o seu negócio a sério, eles também vão levar.

Para criar uma nova conta, clique no ícone do seu perfil, e então em “Adicionar conta”.

2) Utilize a configuração de “mudar para conta profissional”.

Além de trazer ainda mais credibilidade para a tua academia, uma conta profissional te da acesso a novos recursos importantes que vão te ajudar a conseguir ainda mais alunos pelo Instagram.

Você poderá, por exemplo, exibir o endereço da sua academia no perfil. Informação essencial para quem deseja te visitar ou agendar uma aula experimental contigo.

Para aumentar ainda mais as chances de ganhar novos alunos, é importante facilitar o contato com você através do seu perfil. Com uma conta profissional, são exibidos dois botões: uma para ligação, e outro para mensagens.

Além disso, será possível saber quantas pessoas visitaram seu perfil nos últimos dias, qual o melhor horário para postar, qual a média de idade do seus seguidores, e muitas outras informações que vão te ajudar a conseguir mais resultados com o Instagram.

3) Coloque “Academia de Lutas” junto ao nome da academia.

Existem diversas formas de uma pessoa descobrir o perfil da sua academia no Instagram, e uma delas é muito pouco explorada: a ferramenta de busca.

Você já deve ter ouvido falar que as pessoas pagam caro para ter seu site em destaque nos resultados pesquisas no Google, a partir de determinadas palavras-chave.

Por exemplo, imagina se toda vez que alguém digita “academia de lutas”, o site da sua academia fosse exibido sempre em primeiro lugar.

Perceba a diferença entre o nome do perfil e o nome da conta.

No Instagram, a busca é mais simples: são sempre exibidas contas que contém o texto que a você digitou. Não é possível que seu perfil seja exibido nas buscas por palavras que não estejam presentes no nome da sua conta.

A menos que a palavra pela qual você deseja aparecer esteja de fato dentro do nome do seu perfil. É por isso que ao colocar “academia de lutas” dentro do nome, vai fazer com que a sua conta seja exibida sempre que alguém pesquisar por “academia de luta”.

Entendemos que existem grandes chances de uma pessoa que pesquisa por “academia de luta” esteja de fato interessada em começar a treinar algum tipo de luta, o faz dela um cliente em potencial.

Perceba que um perfil recém criado, com zero seguidores, já é um dos principais resultados da busca.

4) Utilize os “Destaques” para exibir as modalidades que você oferece, e os horários de cada turma.

Quando visitar o seu perfil, a primeira coisa que um cliente em potencial vai querer saber é se sua academia oferece a modalidade que ele tem interesse, dentro dos horários que ele tem à disposição.

Ao contrário da bio, que tem um número de caracteres super limitado, você pode criar quantos destaques de stories você quiser. É também um recurso mais visual, que chama muito mais atenção.

Clique aqui para baixar o ícone do relógio.

Coloque o nome de cada modalidade como título de cada destaque, e utilize o ícone de relógio como capa. Isso vai sinalizar ao usuário que dentro dos destaques vão estar os horários da modalidade.

Para criar um destaque você deve primeiro postar a foto do relógio nos seus stories. Depois de ir até o seu perfil, encontre o story recém postado e clique no ícone de coração que fica localizado no canto inferior direto da tela.

Depois disso, é hora de criar um novo story com a descrição dos horários de cada turma e modalidade, e adicionar aos destaques que você acabou de criar. Lembre-se de repetir o processo para cada modalidade da sua academia.

O recurso dos destaques é uma excelente opção para listar as modalidades e horários da sua academia.

Lembre-se que manter as informações de horários sempre atualizadas. Uma das piores experiências que alguém pode ter com você é ir até a sua academia para uma aula experimental em um horário que não existe mais.

Portanto, fique atento. De tempos em tempos verifique se os horários divulgados estão atualizados com a sua grade.

5) Convide os visitantes para uma aula experimental.

No marketing digital, existe o conceito de call-to-action, ou chamada para ação. A utilização desse recurso é essencial para aumentar as suas chances de sucesso.

Você já deve ter notado que alguns estabelecimentos tem uma placa escrito “entre” pendurada na porta. Essa placa serve para que fique claro para quem chega a ação que deve ser tomada, no caso entrar.

Pode parecer óbvio, mas a pessoa não tem como saber se ela deve bater na porta e aguardar, se deve tocar o interfone, ou se o estabelecimento sequer está aberto. Uma placa “entre” deixa isso claro.

Da mesma forma, uma pessoa que visitou o seu perfil e ficou interessada em treinar na sua academia vai imaginar qual é o próximo passo. Ela deve ligar ou é melhor ir pessoalmente? Será que a academia oferece uma aula experimental? O que ela precisa levar?

Pensando que a janela de atenção das pessoas direcionada ao seu conteúdo nas redes sociais é mínima, o tempo que ela gasta pensando em todas essas coisas pode ser suficiente para fazer com que ela deixe tudo pra depois, e acabe nunca visitando a sua academia.

Portanto, através de um convite para uma aula experimental (chamada para a ação), nós deixamos claro qual é o próximo passo, para que a pessoa não precise descobrir sozinha.

Pense neste recurso como um atalho mental. Pode parecer simples, mas é um recurso psicológico poderoso.

Como utilizar o Instagram para captar novos alunos para sua academia de lutas?

Agora que você já tem um perfil organizado e profissional, vamos às estratégias que você pode executar no dia a dia para trazer cada vez mais alunos para a sua academia através do Instagram.

1) Procure, siga e interaja com as usuários do seu público-alvo.

Encontrar pessoas no Instagram que sejam clientes em potencial para a sua academia não é muito difícil.

A primeira coisa que você deve fazer é procurar por usuários que estejam seguindo contas que são similares à sua, ou que ao menos possuam algum tipo de relação com o que você oferece. Se eles estão seguindo essas contas, é muito provável que eles tenham interesse em seguir você.

Você pode, por exemplo, seguir às pessoas que seguem outras academias de musculação na sua região. Por que não complementar o treino de força com uma arte marcial? Muita gente faz isso.

Mande uma mensagem no direct para as pessoas que te seguirem de volta e se apresente. Muitas vezes é dessa conversa inicial que pode sair uma visita da pessoa à sua academia.

Eu particularmente tenho uma meta de seguir 100 novos usuários por dia, de contas que tem um público-alvo similar ao da iBlackbelt. Isso me trás aproximadamente de 15 a 20 novos seguidores por dia. Muitos deles se tornam clientes.

Sejamos honestos, nem todo mundo que você seguir vai te seguir de volta. Mas para garantir que o maior número possível de pessoas se interessem pela sua conta, nós vamos ao próximo tópico: o conteúdo que você coloca no seu feed.

2) Poste conteúdo que seja atrativo ao seu público-alvo.

Depois que você começou a seguir alguém, o que acontece é que a pessoa vai visitar o seu perfil, curiosa para saber quem você é. Ao visitar o seu perfil, ela olhar para as coisas que você posta e decidir se ela quer ver isso todo dia ou não.

Portanto, a melhor forma de garantir que as pessoas vão te seguir depois que encontrarem o seu perfil é criando conteúdo relevante para elas.

Se você tem uma academia de Muay Thai, seu perfil deve ter conteúdo relevante a quem treina (ou quer treinar) Muay Thai. Se a sua academia oferece aulas de Jiu-jitsu, deve ter posts relacionados aos interesses de quem treina Jiu-jitsu.

Mas o que postar especificamente? Confira alguns exemplos, mas não se limite a eles.

  1. Fotos e vídeos dos treinos.
  2. Frases motivacionais.
  3. Vídeos didáticos de técnicas e posições.
  4. Descontos e promoções.
  5. Fotos e vídeos mostrando os bastidores da academia.
  6. Fotos e vídeos de competições.
  7. Depoimento de alunos.

Não tenha medo de postar todos os dias, se você puder. Fotos de treino, você pode postar todos os dias. Os alunos gostam, e na maioria das vezes, repostam em suas contas pessoais.

Fique atento à qualidade das fotos e vídeos. Se for viável, invista em um smartphone que tenha uma câmera de boa qualidade, ou peça emprestado para algum aluno.

3) Faça uso dos stories. Sério, utilize os stories.

Diferentemente do feed, que exibe os posts de acordo com um complexo algoritmo, os stories são exibidos em ordem cronológica para os seus seguidores.

Ou seja, quanto mais você posta, mais tempo as pessoas passam visualizando o seu conteúdo. O que não significa que você deve postar qualquer coisa, mas que pode ter a certeza de que o que você postar será visto, independente da quantidade.

Aproveite que, diferentemente dos posts do feed, os seus alunos podem facilmente repostar os seus stories quando eles são marcados. E acredite, eles vão fazer isso com o maior prazer.

A grande maioria das pessoas quer mostrar para os amigos que está treinando, então por que não facilitar esse processo? Faça quantos stories puder de cada um de seus alunos treinando, separadamente. Quando eles repostarem o story, todos os seus amigos vão ver o perfil da sua academia.

Essa é uma excelente estratégia, porque o seu perfil estará sendo exibido constantemente para todos os amigos de quem é seu aluno.

4) Crie anúncios pagos e impulsione as suas publicações.

A publicidade paga do Instagram é um grande atalho para conseguir novos seguidores e consequentemente novos alunos para a sua academia. É de longe a maneira mais efetiva de chegar no maior número de pessoas no menor tempo possível.

Mas lembre-se que impulsionar as suas publicações não faz milagre, e se novamente, a suas publicações não forem de qualidade, os anúncios pagos serão uma grande perda de dinheiro.

As melhores publicações para impulsionar são aquelas que naturalmente já estão recebendo várias curtidas e comentários, pois o retorno que você vai ter com uma publicação será proporcional, e portanto trará maior retorno por real investido.

Lembre-se de impulsionar aquelas publicações que tenham maior relevância para quem não te conhece. Por exemplo, é muito melhor impulsionar um vídeo que você fez explicando uma técnica, do que uma foto que você tirou com seus alunos.

Existem diferentes tipos de anúncios pagos, cada um com um objetivo específico. Se você possui um site com agendamento de aulas experimentais, como o que nos oferecemos na iBlackbelt, você pode criar um post ou story que direcione para o link do seu site.

Paralelamente, você pode impulsionar publicações que tem como objetivo trazer novos seguidores para a sua página.

5) Seja consistente.

Vamos ser honestos. Não existe estratégia mágica, que vai dobrar o número de alunos da sua academia do dia pra noite.

No entanto, existem estratégias, como as que estão neste artigo, que se executadas de maneira consistente, podem fazer toda a diferença no seu negócio.

Tem dúvidas? Entre em contato para uma consultoria gratuita.

Se você chegou até aqui, meus parabéns. Isso mostra o quão comprometido você está em trazer sucesso para o seu negócio.

Se você ainda não nos conhece, a iBlackbelt é uma startup do Rio Grande do Sul que tem a missão de revolucionar a forma como se administra uma academia de lutas no Brasil.

Somos especialistas na gestão e marketing de academias de lutas, e trabalhamos há anos com academias de artes marciais pelo Brasil inteiro.

Dito isso, para você que chegou até aqui, e se você está lendo esse parágrafo (que vai ser removido em breve), eu gostaria de oferecer uma consultoria gratuita em gestão e marketing de academias de luta, diretamente comigo, o fundador da iBlackbelt.

Basta você clicar aqui para me mandar uma mensagem diretamente no WhatsApp, e nós agendamos um horário para conversar sobre tudo o que for necessário para organizar e trazer ainda mais alunos para a sua academia.

Estou te esperando!

https://bit.ly/iBlackbeltConsultoriaGratuita

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