PASSO A PASSO: COMO USAR O FACEBOOK PARA OBTER MAIS ALUNOS E FAZER A SUA ACADEMIA CRESCER.

Neste guia, você aprende como utilizar a rede social para atingir centenas de alunos em potencial e obter novas matriculas.

Rodrigo Beirão
Blog iBlackbelt

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A rede social permite direcionar conteúdo para quem tem mais chance de se tornar aluno.

Quantas vezes você acessou o Facebook hoje? Provavelmente mais do que você possa se lembrar.

Tendo em vista a massa de brasileiros presentes na rede social, não seria absurdo supor que, praticamente todas as pessoas que possam vir a se interessar pela sua academia, também estão lá.

É por essa razão que muitas empresas (e academias) usam o Facebook de maneira comercial, de forma a atingir potenciais consumidores e agregar novos clientes.

Ao final deste guia, sua academia terá todos os instrumentos necessários para fazer da rede social mais visitada do planeta, uma ferramenta de crescimento para o seu negócio.

1º PASSO — CRIAR A PÁGINA (OU FAN-PAGE) DA SUA ACADEMIA.

Se você ainda não tem uma página no Facebook para sua academia, o momento de criar é agora.

Importante: um perfil de usuário não é uma página.

É através da página, ou fan-page, que você poderá centralizar todo o seu conteúdo, criar uma base de seguidores fiéis e publicar anúncios personalizados para o seu público alvo.

Página da rede de academias Team Nogueira.

Acima você pode ver o exemplo da página da rede Team Nogueira.

Perceba como está claro a identidade visual da academia, a sua descrição, quem curtiu e o mais importante: as diversas formas que o usuário tem de se engajar com a página.

O usuário pode curtir, entrar em contato, visitar o website e ver quais amigos curtiram a academia. Tudo isso dentre outras diversas opções.

O seu primeiro objetivo é criar uma conexão com a pessoa que visita a sua página e tem interesse na sua academia. A fan-page oferece as ferramentas ideais para isso.

ADICIONE UMA FOTO DE CAPA QUE DEMONSTRE AQUILO QUE VOCÊ OFERECE.

Isso é uma academia de musculação? Você oferece aulas de Yoga, MMA ou Judô?

Essas são as perguntas que as pessoas vão fazer a si mesmas quando visitarem sua fan-page pela primeira vez.

Portanto, a primeira informação que você deve transmitir é sobre aquilo que se trata o seu negócio.

Lembre-se que a foto de capa é o primeiro elemento que será visualizado por alguém que visita a sua fan-page.

Ela deve transmitir de forma clara e objetiva as características do seu negócio, e também a mensagem que você quer passar através dele.

Observe os exemplos abaixo, e observe como estas fotos de capa transmitem de forma clara a mensagem e objetivo de suas respectivas marcas.

Team Noguera — Academia de Artes Marciais.
Smart Fit: Academia de Musculação.

Se você acha que uma pessoa não teria tamanha facilidade em identificar as características da sua academia apenas olhando para a foto de capa da sua página, considere trocar para algo semelhante aos exemplos.

PREENCHA TODAS AS INFORMAÇÕES DE LOCALIZAÇÃO E CONTATO.

Deve ser extremamente simples para o visitante encontrar informações para entrar em contato com a sua academia.

Isso significa ter preenchido o seu endereço, telefone e endereço do website.

Pense que dificilmente uma pessoa vai bater na sua porta para uma aula experimental se ela não sabe onde fica sua academia.

Uma pessoa pode ir de pouco interessada para muito interessada depois que descobrir que sua academia fica perto de casa ou do trabalho.

2º PASSO — FAÇA PUBLICAÇÕES FREQUENTES E COM CONTEÚDO RELEVANTE PARA SEUS SEGUIDORES.

De nada adianta você ter uma página bonita, se ela não pode ser encontrada por ninguém.

No Facebook, a melhor forma de fazer com que pessoas interessadas encontrem a sua página, é publicando conteúdo relevante para elas.

Sempre que você postar sobre algum assunto que seja do interesse de quem te segue, a probabilidade de que o post seja curtido, compartilhado ou comentado é maior.

E sempre que alguém interage com uma publicação sua, sua página é exibida também para os amigos dessa pessoa.

Portanto lembre-se: quanto mais relevante para quem segue for a sua publicação, maiores a chance de engajamento com o post.

Consequentemente, maior também será o número de pessoas que vão ver a sua academia e saber sobre a existência dela.

SEMPRE INCENTIVE AS PESSOAS A CONHECEREM MAIS A SUA ACADEMIA.

Todo o post deve ter um propósito, que na maioria das vezes, deve ser trazer novas pessoas para sua academia.

Isso pode acontecer de forma indireta, conforme descrito anteriormente, através de conteúdo relevante direcionado para seus alunos (vídeos, notícias, artigos).

Ou também de forma direta, quando você explicitamente convida seus seguidores para uma aula experimental na sua academia.

O que não deve mudar, independentemente do conteúdo, é que em cada post deve existir uma maneira clara de a pessoa saber mais sobre a sua academia.

A melhor forma, é ao final de cada post você convidar o leitor para acessar o site da sua academia, onde ele pode encontrar mais informações sobre seus horários, modalidades e professores.

Com o IBLACKBELT, você cria em menos de 10 minutos um website exclusivo para sua academia, que além de ser facilmente configurado (modalides, horários, fotos) oferece aos visitantes que agendem uma aula experimental para uma de suas modalidades.

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3º PASSO — UTILIZE ANÚNCIOS E POSTS PATROCINADOS.

Você provavelmente já deve ter visto um post na sua timeline com a legenda “patrocinado” perto do título da postagem.

Isso é nada mais que um anúncio digital, criado por alguma empresa ou página que entende que ela vende pode ser relevante para você.

Exemplo de anúncio do Facebook.

Você pode ver pela imagem acima, um exemplo de anúncio do Facebook, e que a página do Walmart oferece que eu compre um iPhone 7.

ANÚNCIOS SOMENTE PARA QUEM IMPORTA

Você sabe por que as grandes empresas gastam milhões de reais todo o ano em anúncios no Facebook?

A resposta é que o Facebook permite que os anúncios sejam exibidos apenas para quem realmente tem grande chance de consumir (ou clicar) naquilo que se está vendendo.

Então digamos que você quer criar um anúncio convidando as pessoas para uma aula experimental na sua academia.

O Facebook permite que você configure o seu anúncio de forma ser exibido para pessoas com determinadas características, baseadas em sexo, idade, local onde moram e o mais importante: seus interesses.

Agora você entendeu por que o Facebook quer que você “curta” tantas páginas?

É assim que ele sabe o tipo de consumidor que você é, e quais os produtos que você tem mais chance de adquirir.

Uma pessoa que, por exemplo, curtiu diversas páginas sobre futebol, tem grandes chances de interessar por produtos esportivos.

São justamente anúncios com esse conteúdo que ela vai ver.

Portanto, você poderia criar um anúncio da sua academia para ser exibidos para pessoas com as seguintes condições:

Homens e mulheres, com idade entre 16 e 45 anos, que possuam interesse em Boxe, Muay Thai e Jiu-jitsu.

Ou seja, o garoto que lê gibis ou o aficionado por corridas de cavalo jamais verão o seu anúncio, pois o Facebook sabe que para eles o seu conteúdo tem pouca relevância.

O seu anúncio será exibido para o jovem que acompanha os torneios de Taekwondo, que assiste ao UFC, ou que gosta de filmes de luta.

Essas são as pessoas que terão maiores chances de se interessar pela sua academia, e consequentemente vir a se tornar seu aluno.

PASSO FINAL: NUNCA PARAR.

Assim como nas lutas, o sucesso da sua academia nas redes sociais depende muito de o quanto você está disposto a se dedicar para que ele se torne realidade.

É necessário nunca parar de entregar conteúdo relevante para seus seguidores, e o mais importante: nunca desistir.

As vezes, são pequenos os detalhes que fazem a sua academia receber alguns alunos a mais no final de cada mês.

E se você não tiver nem ideia de como começar, entre em contato com a gente, pois somos experts no assunto.

Basta mandar um e-mail para contato@iblackbelt.com.br e nós vamos ficar contentes em te ajudar a começar a montar a sua presença no digital, e conseguir mais alunos através do Facebook.

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